Aulas particulares: séries iniciais e ensino fundamental. Química, Física, Biologia e Inglês para vestibulares.
Português e Matemática para concursos.



quarta-feira, 18 de julho de 2012


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Venha aprender brincando




vagas limitadas

domingo, 1 de julho de 2012

De onde vem essa palavra?


Saiba agora de onde vêm algumas palavras que usamos diariamente na escola.

Giz
Aqueles pedaços de calcário reduzidos a pó e transformados em bastão, principal instrumento do trabalho, vêm do grego gypsos, que quer dizer gesso.


Educação
Do latim educare, significa “conduzir para fora”. Sem dúvida, é uma boa definição do ato de preparar uma pessoa para a vida.


Lápis
Vem do latim lapis, pedra. Há notícias de seu uso desde o século 16, na Itália. Os lápis nessa época eram feitos de um mineral chamado plombagina, proveniente da Inglaterra. Quando a França entrou em conflito com os ingleses, a matéria-prima tornou-se rara. Comprovando que a necessidade é o grande combustível das invenções, o químico Nicolas-Jacques Conté conseguiu fabricar lápis usando uma mistura de grafite, pólvora e terra argilosa.


Baderna
Por volta de 1850, uma bailarina italiana chamada Marietta Baderna despertou muitas paixões no Rio de Janeiro. Seus admiradores, apelidados de “os badernas”, provocavam tamanha confusão nas apresentações que o sobrenome da bailarina entrou para nosso vocabulário no próprio século 19, pelas mãos do dicionarista Antônio Joaquim de Macedo Soares.

Aula

Vem do grego aulé, palácio ou corte, pois as primeiras escolas funcionavam em construções anexas aos prédios de reis e religiosos. Do local onde se dava veio o nome da prática. Alguns filólogos admitem que aulé também valia para os pátios das residências, o que torna a origem da palavra menos importante e mais prosaica.



Merenda/ Lanche
Do latim merere, “merecer”, veio a palavra merenda. Lanche nasceu do inglês lunch, almoço rápido.


Escrever
Scribere, em latim, quer dizer “traçar, marcar com estilo”.

Quadro negro
Vem do latim quadru, quadrado (embora seja retangular e na maioria dos casos, verde em vez de negro).


Computador
A origem do nome desse equipamento, criado em 1946, está no latim computare, “calcular, contar”.


Biblioteca
Na origem grega queria dizer uma grande caixa (theké) de livros (biblíon). Assim, as escolas que mantêm caixas de livros nas salas de aula podem, de fato, se orgulhar de ter uma biblioteca em cada classe.



Você sabia que... uma caneta tem carga suficiente para escrever uma linha de até 3 quilômetro de extensão?